Se tratando de calçados, recomendamos que nas primeiras aulas as mulheres estejam com um calçado confortável e sem salto, como por exemplo sapatilhas ou sandálias rasteiras que prendam no tornozelo, assim poderá dedicar toda sua atenção as novas informações das aulas. Importante: Andar de salto alto e dançar de salto alto são coisas bem diferentes!
Já para os homens tênis ou sapatenis já os atenderá, visto que o mesmo não utiliza de tantos giros ou pivôs, ainda falando do processo inicial.
Posteriormente ambos podem procurar calçados que ofereçam um melhor conforto e deslize. Hoje encontramos diversos modelos e marcas de calçados desenvolvidos especialmente para a dança, procure um profissional que lhe indique a melhor opção, afinal, cada pé tem um formato e cada dono do pé, uma particularidade.
As mulheres devem se perguntar: Quando conseguirei dançar num salto alto?
A adaptação para o salto alto deve ser feita gradativamente. Quando vestimos um sapato de salto mudamos nosso eixo, assim necessitando uma reorganização de nosso corpo para nos manter em pé. Assim a melhor forma é começar com um salto de 3 ou 4 cm, fazendo seu uso por alguns minutos em aula, até se sentir confiante e confortável. Conforme seu corpo se acostumar com essa nova postura, aumente um ou dois centímetros, e faça o mesmo processo em aula até chegar na altura de salto que deseja usar com maior frequência.
Nos bailes, leve sempre um calçado com um salto menor, assim conseguirá aproveitar todo o baile, sem ficar com dores nos pés e pernas no dia seguinte.
Lembre-se, nosso corpo não foi projetado para salto alto, use à vontade, mas qualquer alteração em seu corpo que seja incomoda, procure um médico especialista.